Fujam para as colinas, é um flammer!!1!

Buenas!

As coisas andam corridas por aqui. Nada de férias para esse pequeno ser que vos escreve! Pelo contrário: trabalhando dobrado pra não acumular durante as aulas!

Mas sobrou-me esse tempinho, e reservo essa noite para escrever sobre um fenômeno perturbador da internet: a crítica flammer.

Vamos do início: o que é esse diabo?

Crítica flammer é a crítica destrutiva, ou seja: não gera progresso para quem recebe a crítica. (Quem critica, no caso, ganha experiência na grande arte de destruir o esforço alheio. Oh, yay.)  O flammer não se importa em apontar o que há de errado, e não foca sua crítica em objetivo algum ( na verdade, o flammer raramente possui um objetivo) e resulta numa tentativa de crítica desinteressada, curta e sem grande motivação. O anonimato da internet incentiva essa crítica irresponsável, que não perde mais que um minuto para ser digitada. Isso porque em geral quem solta esse tipo de comentário não pensa duas vezes, cria algum comentário e abandona logo o objeto da crítica, abandona a página em que estava navegando e abandona também a opinião. Sabe comé, aquela coisa meio efêmera da internet.

É importante não confundir o flammer com alguma crítica dura, daquelas que vai fundo na sua pior ferida.  Apontar sua criptonita para todo mundo ver pode parecer meio cruel, mas ás vezes é necessário, pois você mesmo se recusa a vê-la. È indigesta, clara, mas qual remédio não é? Por isso mesmo algumas pessoas tem o cuidado de adocicar suas críticas, na intenção (geralmente bondosa) de ajudar você a crescer sem botar ninguém lá pra baixo.

Não é legal partir pro outro extremo, também. Encher seus comentários de arco-íris e purpurina e só dizer como é belo esse mundo não vai ajudar ninguém, afinal todos precisamos aprender com nossos erros. É difícil vê-los através de uma cortina de lantejoulas.

Ninguém quer ouvir do seu trabalho um simples “Tá uma droga.”, mas o mesmo “Que bonitinho!” de sempre também não vai levar ninguém a lugar nenhum!

Para não me alongar mais, crítica flammer é algo desagradável para quem recebe e também para quem faz, afinal ninguém quer ouvir um flammer, mesmo se um dia ele decidir falar sério. Sejam atenciosos com seus comentários, e torçam para que haja um retorno. Ouçam amigos e colegas que dêem real atenção ao que analisam. É bom saber identificar o flammer, porque é o tipo de comentário que deve ser ignorado ou contornado sem maiores incomodações.

Abaixo o flammer, muchachos! :D

N.

Esse post foi publicado em Realidade. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Fujam para as colinas, é um flammer!!1!

  1. Pellchi disse:

    tá uma droga /brinks
    abaixo os flammers! E acho que numa critica deve-se apontar o bom e o ruim do trabalho. :)

Deixe um comentário